成都冻品水产销售虚拟社区

葡萄牙北部热情似火是什么? 答案就在我们的餐盘中! Gastronomia do Norte de Portugal

只看楼主 收藏 回复
  • - -
楼主

波尔图和北部地区是葡萄牙立国之本,那里的人民诚实、坦率,殷勤好客的传统保持至今。该地区有众多特色,美食配美酒就是其中之一。



该地区美食就地取材,充分利用了这里的自然资源,Caldo Verde (“绿菜汤”,以土豆泥为主,配有羽衣甘蓝片的汤)就是如此,这是一道在全国都很受欢迎的卷心菜汤,食材就来源于这一地区的绿色沃野。葡萄牙的麦当劳为迎合本地人口味也推出了绿菜汤。



在西部,以海为界,鱼的新鲜和品质很重要,在葡萄牙所有美食中都是如此,而在著名的国际大厨和美食家们看来,那里有全世界最好的鱼。但是在波尔图和北部地区,能够从湍急、水量丰富的河流捕捞鳟鱼、七鳃鳗和鲥鱼,令美食行家欣喜不已。




这里是很好的放牧之地,本地品种的牛群都在这里放牧。本地品种,如巴罗萨 (Barrosã)、米兰德沙 (Mirandesa)、马罗尼沙 (Maronesa) 和奥罗魁沙 (Arouquesa),与 Terrincho 特兰斯蒙塔诺羔羊和巴罗苏 (Barroso) 山羊羔一样都属于“受保护的原产地名称”(PDO) 类别。




这一地区也产猪肉,不仅可以做优质香肠,也可以做各种菜品,如rojões(红烧猪肉)、sarrabulho(孜然血糊糊,用猪血烹饪而成的猪肉盖浇饭)和tripas à moda do Porto(波尔图式内脏炖肉),这也许是北部这座首府最著名的一道菜。




波尔图式内脏炖肉也许是北部最著名的一道菜。前文交代过波尔图人外号的来历就是因为这道菜,今天波尔图人已经将他发扬光大,许多来这儿旅行的人也都愿意尝试。主要原料有牛的内脏,及塞满了牛血等各种填充物的内脏,配上香肠,猪肉和洋葱炖白豆。上菜前再上一点香菜末,色香味俱全的一道菜就可以享用了。




还有一道在三明治的基础上做成的菜,是道真正的名菜:Francesinha 三明治(弗兰赛西娜)!Francesinha是波尔图地区的特色食品。Francesinha的配料主要包括猪肉香肠,新鲜细香肠,火腿,冷肉,牛肉,再在三明治上覆盖一层喷香的奶酪和荷包蛋。一般情况下还会配有炸薯条来佐餐。



再说猪肉,应该特别注意这片山区,尤其是西北部,是饲养比萨罗 (bísaro) 猪的最大地区。查维斯 (Chaves) 和米兰德拉 (Mirandela) 的香肠因使用传统方法生产而闻名遐迩。




米拉德拉和米兰达-都-杜罗的Alheira 香肠广受欢迎,不过很特别,这种香肠并非用猪肉制成,当年是专门为中世纪时在此定居的犹太居民而创制的。为了维护其传统声誉,根据欧盟地理标志保护原则,葡萄牙政府决定自2013年7月起,米兰德拉香肠只能在其原产地米兰德拉地区生产。



这一地区也有野味和 cabidela 菜品(血豆腐)。而鳕鱼菜品,虽然很多烹饪方法都是产生自北部地区,但如今已经融入到全葡萄牙的美食中。戈麦斯萨式 (Gomes de Sá) 鳕鱼和泽皮坡式 (Zé do Pipo) 鳕鱼就是如此,而鳕鱼食谱还有米尼奥鳕鱼、玛格里达普拉达 (Margarida da Praça) 鳕鱼(维亚纳堡)、纳西萨 (Narcisa) 鳕鱼(布拉加)等。在所有这些菜品中,德拉什乌什蒙特什出产的高品质橄榄油发挥着很大作用。




要品尝葡萄酒,哪里也不如这一地区:该地区有杜罗 (Douro) 河流过,这里的葡萄园风光是世界遗产,其首府是同为世界遗产的波尔图,因而这里所产的葡萄酒得名波特酒,从波尔图传向世界各地;这里也有葡萄牙清酒产区 (Região do Vinho Verde),塔沃拉和瓦罗萨。这样简单一列就能清楚看到,你在波尔图及整个北部地区将能够找到与各种美食完美配搭的葡萄酒。针对开胃菜、小吃、沙拉、鱼和海鲜,以及白肉,有各种清淡、鲜美的清酒 (vinho verde) 和起泡葡萄酒。针对其他肉菜和口味浓厚的菜品,同样有非常繁多种类的强劲杜罗葡萄酒,主要产自上杜罗河河谷。



其他杜罗河子产区,有波特酒 Tawnies、Colheitas 和 Vintages,每一时刻都象是节日。在每一个特殊场合你都可以用高品质起泡葡萄酒祝酒,塔沃拉-瓦罗萨产区 (Região Távora-Varosa) 拥有悠久的传统和美誉。




在离开波尔图和北部地区之前必须要尝一尝这里的甜品。在布拉加,最受欢迎的是 Pudim Abade Priscos(焦糖布丁加培根),在整个地区,最有名的是焦糖布丁、Toucinho do céu(天堂的培根,糖和蛋黄做成的甜品)、大米布丁和甜面条。在一些地区,特别是德拉什乌什蒙特什的甜品中,使用的都是 “受保护的原产地名称”注册的橄榄油或蜂蜜。



无论是极为多样化的风景、葡萄牙的部分历史、绿色的大自然、或俯瞰蔚蓝的大海,你的选择很多,不过都是正确的。




O Porto e Norte de Portugal, onde se iniciou a fundação do país, é conhecido pelo caráter genuíno e franco das suas gentes e pela tradição de bem receber. Entre os seus atributos está uma gastronomia rica, acompanhada pelos excelentes vinhos da região.

A gastronomia regional lança mão dos seus recursos naturais, por isso o caldo verde, apreciado em todo o país, é uma sopa de couve que aqui teve raiz, graças aos férteis campos verdes da região. Na parte oeste, delimitada pelo mar, a frescura e qualidade do peixe tem lugar de destaque, como em toda a gastronomia portuguesa, que se orgulha de ter o melhor peixe do mundo, na opinião de conceituados chefs e gastrónomos internacionais. Mas no Porto e Norte, também nos rios, rápidos e abundantes, se pescam a truta, a lampreia e o sável que fazem as delícias dos apreciadores.

É uma região de boas pastagens pelo que aqui se criam bovinos cujas raças autóctones têm Denominação de Origem Protegida (DOP), como é o caso das raças Barrosã, Mirandesa, Maronesa e Arouquesa. Tal como o borrego Terrincho Transmontano ou os cabritos do Barroso. E também o porco marca presença com variedades regionais, não só nos enchidos de qualidade, como em pratos de rojões, sarrabulho ou nas tripas à moda do Porto, talvez o prato mais célebre da capital do norte. Onde há outro prato feito à base duma sanduíche de pão que é uma verdadeira instituição: a francesinha. Voltando ao porco é forçoso referir que nesta região de montanhas, sobretudo a noroeste, se situa a maior área de criação do porco bísaro. E os enchidos de Chaves ou de Mirandela têm fama por usar métodos tradicionais de fabrico. A alheira de Mirandela e Miranda do Douro é muito apreciada mas tem a particularidade de não ser feita com porco, já que se destinava à população judaica que aqui habitava na Idade Média. Na Feira do Fumeiro de Vinhais podemos adquiri-los todos.

Há ainda a caça e os pratos de cabidela. E há os pratos de bacalhau, presentes por todo o território nacional, mas que têm receitas nascidas a norte. É o caso do bacalhau à Gomes de Sá, à Zé do Pipo, das receitas de bacalhau à minhota, à Margarida da Praça (Viana do Castelo), à Narcisa (Braga) e muitas outras. Em todas entra o azeite português, que em Trás-os-Montes tem uma zona de produção de grande qualidade.

Em termos vinícolas a região não podia ser mais abençoada: é percorrida pelo rio Douro, cuja paisagem de cultura da vinha é Património Mundial; a sua capital, o Porto - também património Mundial - deu nome ao vinho que daqui parte para todo o mundo; também aqui fica a região dos Vinhos Verdes e ainda a do Távora e Varosa. Com tão ilustre elenco, é claro que no Porto e Norte encontramos um vinho perfeito para harmonizar com cada prato. Para aperitivo, refeições leves, saladas, peixes e mariscos ou carnes brancas temos os vinhos verdes e os espumantes, também leves e frescos. Para outras carnes e pratos de sabores mais fortes, temos a vastíssima gama de vinhos robustos do Douro, originários sobretudo do Douro Superior.

E das outras sub-regiões do Douro temos as variedades Tawny, Colheita ou Vintage dos vinhos do Porto, que fazem de cada momento uma festa. Não esquecendo que em cada ocasião especial também podemos brindar com espumantes de grande qualidade, onde a região de Távora-Varosa tem longa tradição e fama.

Não podemos abandonar o Porto e Norte sem provar a doçaria. Em Braga tem destaque o Pudim Abade de Priscos, e em toda a região o leite-creme queimado, o toucinho do céu ou o arroz e a aletria doces. Em alguns doces regionais, sobretudo em Trás-os-Montes, entra o azeite ou o mel, que aqui têm títulos DOP.

Com paisagens de grande diversidade, seja integrados na história, na natureza verde ou sobre o azul do mar, a escolha é vasta mas sempre acertada.


所有图片来自网络








举报 | 1楼 回复

友情链接